Esta é uma loja teste. Qualquer pedido feito nesta loja não será atendido ou entregue.

FALE CONOSCO 17 3222-4899 / 17 3234-4635
REDES SOCIAIS

Subjetividade e Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural

Subjetividade e Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural

Código: 9788585439248

As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida.
Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas.
Os autores procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades.
R$75,00
OU

Detalhes do Produto


As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida. Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas. Os autores procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades. Sumário 1. Escuta da subjetividade: amadurecimento emocional e os processos de aprendizagem 2. Escuta psicanalítica e inclusão escolar: as dificuldades de aprendizagem, a família e os sentimentos das crianças 3. O aprendiz aprisionado: uma compreensão psicanalítica sobre o fracasso escolar 4. Aprendizagens na experiência clínica: as dobras do sintoma 5. Avanços conceituais na aprendizagem de Ciências Naturais na educação infantil: uma análise histórico cultural 6. Brincadeira na educação infantil: considerações sobre aprendizagem e desenvolvimento 7. Identificações ocupacionais de adolescentes trabalhadores em uma universidade pública 8. Trabalho, sofrimento e subjetividade: sentidos produzidos por alunas de cursos superiores noturnos 9. Trabalho sofrido notas sobre a experiência emocional de professoras 10. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação 11. Novas aprendizagens em processos de reestruturação corporativa: a dimensão subjetiva na gestão do conhecimento